Um problema chamado: Insegurança

A insegurança é um grande problema. Ela chega como quem não quer nada e vai se apoderando da sua vida. E, aos poucos, vai afetando a suas decisões, seus estudos, seu trabalho e tudo mais. Lógico, que cabe a cada um, a força que ela terá no seu dia-a-dia. Mas, sem que você perceba, as dúvidas começam a surgir. Você duvida da sua capacidade, das coisas que aprendeu e de quem você é. E por mais que as suas conquistas tenham sido incríveis e tiveram muito esforço envolvido, a insegurança não te deixa enxergar e nem aproveitar isso.

E tudo vai começando em pequenas fases. Primeiro, vem a falta de confiança em você. Que te deixa frustrado, como se o caminho que você escolheu não te levasse a lugar algum. Você duvida das suas crenças, de tudo que aprendeu e da sua capacidade. E, além disso, quando tudo dá errado, a culpa que você sente é tão grande que dói. E a insegurança, muitas vezes, te fará carregar culpas que não são suas.

Depois, vem a falta de confiança das pessoas. Porque você demonstra tanta insegurança, que nem elas conseguirão confiar em você. E algumas irão se aproveitar disso. Elas pisarão em você, te farão duvidar, cada vez mais, da sua capacidade. E sempre falarão algo do tipo: “se você acha que é capaz”; “Você tem certeza? ”; “A responsabilidade é sua”. E elas não dirão isso duvidando de você e nem para te desafiar, elas dirão isso porque querem te ver fraquejar e dizer que não consegue.

E, por último, teremos as pessoas que vão tentar te fazer enxergar o quanto você é capaz. Serão poucas, mas elas te ajudarão e muitas das vezes vão te desafiar. Não duvidando da sua capacidade, mas sim, para fazer com que você vá além do seu limite. Só que tudo sempre irá depender apenas de você.

Em vários momentos da vida vamos ter que enfrentar várias situações, problemas e inseguranças. E, com cada um deles, virá um aprendizado. Mas cabe a cada um de nós, saber como lidar e tirar proveito dos ensinamentos que esses momentos trarão. As mudanças não começam de um dia para o outro. Se você é inseguro hoje, não irá acordar confiante amanhã. Porém, se você tentar afastar isso de você todos os dias, quando menos esperar, a confiança estará lá, te acompanhando.

E então, você já decidiu se quem vai tomar conta da sua vida é você ou a insegurança?

por Agnes Martins Follow my blog with Bloglovin

Agnes Martins

Nascida e criada em Belo Horizonte, Agnes, é formada em publicidade e propaganda com pós em Marketing e Comunicação. Geminiana, com ascendente em aquário e vênus em áries. Ama assistir seriados, ler livros e escrever sobre tudo nas horas vagas.

2 Replies to “Um problema chamado: Insegurança”

  1. Eu queria falar tudo que eu penso quando eu começo a ler um texto assim, ja fui muito insegura e até hoje eu sou insegura com muita coisa, e por falar em pessoas que não vão te ajudar eu encontrei muitas se dizendo amigos mais na verdade quer te ter por perto só pra ter certeza que vc vai “cair”. Chega uma hora em que vc cansa de se importar com as pessoas porque se importa tanto que faz mal e vc tem que escolher arriscar ou não, sendo que depois vai se arrepender de não ter arriscado.

    1. É assim mesmo Jéssica. Eu poderia ter colocado essa categoria de falsos amigos também, infelizmente temos alguns em nossas vidas que deveríamos cortar de vez. Acredito que uma das piores sensações é a de ficar pensando no que aconteceria se tivéssemos arriscado, esse sentimento não vale a pena. E por isso não podemos deixar a insegurança atrapalhar.
      Beijo e volte sempre! 🙂

Deixe uma resposta